Quase metade dos penáltis no Euro 2025 feminino não entraram: porquê?
betarena-logo

Quase metade dos penáltis no Euro 2025 feminino não entraram: porquê?

Quase metade dos penáltis no Euro 2025 feminino não entraram: porquê?

O resultado atual do Euro 2025 feminino indica que a taxa de conversão de pênaltis está baixa, com apenas 58,5% convertidos em gols. Essa tendência pode influenciar as apostas, sugerindo que os apostadores devem ter cautela ao considerar resultados envolvendo pênaltis, especialmente em jogos decisivos.

Entre jogo corrido e desempates, só 58,5% das grandes penalidades no torneio deram golo. E há dois grandes fatores que o ajudam a explicar.

Todos os jogos dos quartos de final do Euro 2025 feminino tiveram penáltis falhados, marcando uma tendência deste torneio para ser historicamente negativo no que toca a este momento específico do jogo.

Euro 2025 feminino: guarda-redes sueca quis ser Ricardo, mas Inglaterra ganhou.

Campeã europeia esteve com pé e meio fora da competição, mas apurou-se com um par de milagres pelo meio, primeiro durante o jogo e depois no desempate por penáltis (onde foram mais os falhanços do que os golos).

Nos últimos sete grandes torneios de seleções do futebol feminino, os penáltis tiveram uma taxa de conversão de 73%, superior inclusive àquela verificada nos últimos sete torneios de seleções masculinas (70,56%). Assim, porque é que este Campeonato da Europa está a castigar tanto quem bate penáltis?

Pressão acumulada.

O interesse no futebol feminino tem aumentado nos últimos anos. O último Europeu, em 2022, foi o mais visto de sempre, por 365 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a UEFA, e com mais de meio milhão de adeptos nas bancadas ao longo do torneio (outro recorde). Já o Mundial, no ano seguinte, reuniu o interesse de dois mil milhões de pessoas, segundo a FIFA. Assim, há mais olhos e mais pressão do que nunca nas jogadoras. A BBC falou com Geir Jordet, professor de futebol e psicologia na Escola Norueguesa de Ciências do Deporto, que afirmou: «Quando a pressão aumenta, o desempenho diminui.»

Espanha falhou dois penáltis, mas está nas meias do Euro 2025 feminino.

Mariona Caldentey e Alexia Putellas falharam duas grandes penalidades, só que a superioridade espanhola falou sempre mais alto e resultou na eliminação das anfitriãs do torneio.

No futebol feminino, «a pressão é relativamente maior agora do que antigamente», explica também. «É preciso experimentá-la para encontrar formas de lidar com a situação.»

Com o maior interesse no futebol feminino, há maior investimento e pesquisa dos adversários. Sobretudo sobre a forma como se estuda o adversário. Assim, nos quartos de final, já vimos a sueca Jennifer Falk e a alemã Ann-Katrin Berger levarem cábulas junta da garrafa de água para verem para que lado cada adversária rematava num penáltí.

Ann-Katrin Berger defendeu duas grandes penalidades e fez uma enorme defesa no prolongamento diante da França, que fica nos quartos de final do Euro 2025 feminino, enquanto as alemãs defrontam a Espanha nas meias-finais.

O resultado: Falk defendeu quatro penáltis e Berger dois, incluindo o decisivo frente à França. «As batedoras de penáltis foram rigorosamente mapeadas - as guarda-redes conhecem-nas melhor agora do que no passado. Se adicionarmos pressão, as jogadoras tendem a voltar a um padrão predefinido e a rematar da forma que lhes é mais confortável», explica de novo Jordet.

Faltam três jogos para o fim do Euro 2025 feminino, onde veremos se esta tendência pode mudar, ou se até pode marcar um final de campeonato verdadeiramente emocionante e enervante para as jogadores e adeptos das seleções envolvidas.

A Bola A Bola

A Bola futebol femininoeuro 2025penáltis falhados

https://betarena.featureos.app/

https://www.betarena.com

https://betarena.com/category/betting-tips/

https://github.com/Betarena/official-documents/blob/main/privacy-policy.md

[object Object]

https://github.com/Betarena/official-documents/blob/main/terms-of-service.md

https://stats.uptimerobot.com/PpY1Wu07pJ

https://betarena.featureos.app/changelog

https://twitter.com/betarenasocial

https://github.com/Betarena

https://medium.com/@betarena-project

https://discord.gg/aTwgFXkxN3

https://www.linkedin.com/company/betarena

https://t.me/betarenaen